Não é de hoje que a evolução científica e a consequente ampliação do conhecimento tornam necessária uma renovada construção teórica. É nesta perspectiva que a Universidade Franciscana passa a ofertar o curso de graduação em Tecnologia em Jogos Digitais, o primeiro da região Centro do Rio Grande do Sul.
O curso se insere no preceito de que a inovação tecnológica das últimas décadas mudou não apenas as ferramentas que são utilizadas, mas, também, a forma de conhecer e de pensar. Segundo a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), o mercado de produção de jogos virtuais cresceu cerca de 600% em oito anos no Brasil. Por isso, o curso de graduação em Tecnologia em Jogos Digitais da UFN se destina a formar tecnólogos para atuar na criação, projeção, implementação, testagem, implantação, gerenciamento, manutenção e avaliação de jogos digitais para diferentes plataformas.
“A ideia é que os acadêmicos aprendam a produzir recursos multimídia inters para serem usados em vários setores do mercado de trabalho. Que os alunos estejam aptos a produzir, além de jogos de entretenimento, para educação, setor da saúde, treinamento empresarial, para publicidade, entre tantos outros”, explica o professor Iuri Lammel.
O corpo docente é formado por professores dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo, entre outros. “Trabalharemos tanto a parte de programação quanto a de design a fim de que o aluno possa seguir pelo enfoque que tenha mais interesse e aptidão. É aí que entra a direção de arte para jogos, com desenvolvimento de personagens e de cenários, e de ilustração em 2D e 3D em laboratórios específicos e programas gráficos”, explica a professora Graziela Frainer Knoll, do curso de Publicidade e Propaganda.
Ricardo Frohlich, docente dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, esclarece que a parte de programação que fará parte da grade curricular do curso será focada no desenvolvimento de jogos: “Um dos diferenciais é que já a partir do 4º semestre, os acadêmicos já deverão encaminhar um projeto a ser desenvolvido, além do trabalho de final de graduação. Isso também facilita ao estudante definir para qual eixo temático irá seguir dentro do curso”.
Conceito do MEC: 4
Duração | 6 Semestres |
---|---|
Turno | Noite |
Situação Legal | Art. 101 da Portaria nº 23, de 21/12/2017 | DOU de 22/12/2017 | Edição 245 | Seção 1 | Pg. 40. |
Início de Funcionamento | 04/04/2017 |
Habilitação | Tecnólogo |
Coordenador | Ricardo Frohlich da Silva |
jogosdigitais@ufn.edu.br |
Este curso está com inscrições abertas!
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado 2021/2 da Universidade Franciscana. São duas formas de ingresso: a) prova de Redação On-line ou b) Nota da Redação, do Exame Nacional, do Ensino Médio – ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, de escolha do candidato.
Valor do Curso
A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas-aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.
PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!
O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.
Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.
- Game e Design: é a parte de projeto de jogos, criação de regras, para quem se interessa por arquitetar maneiras de como o jogador vai agir. Envolve habilidades, desde arquitetura da informação até psicologia;
- Tecnológico: focado em pessoas que tenham perfil voltado a tecnologia digital;
- Artístico: produção artística e design gráfico, focando em habilidades de ilustração, criação de personagens e cenários;
- Gestão: visa o empreendedorismo e gerenciamento de estúdios ou quaisquer outras organizações;
- Humanístico: envolve questão da formação ética dos futuros profissionais a fim de que os jogos sejam úteis para a sociedade.
- Empresas produtoras de jogos digitais;
- Instituições educacionais;
- Canais de comunicação via web;
- Produtoras de websites;
- Agências de publicidade;
- Produtoras de vídeos de animação;
- Veículos de comunicação;
- Institutos e centros de Pesquisa;
- Como autônomo, na produção departes ou totalidade de jogos digitais
Contato
E-mail: jogosdigitais@ufn.edu.br
Telefone: 3220-1200
Ramal: 1281